Papo de Ballet: Melhorando a alimentação !

 Olá meus amores ! Tudo bem ?

No segundo post da série Papo de Ballet, vou falar um pouco sobre como estou tentando manter a alimentação equilibrada por causa do ballet.Não sei se já falei aqui, eu estou com planos de melhorar a alimentação e para isso fiz algumas mudanças. Logo de primeira cortei de vez o refrigerante da minha vida, não está sendo fácil, mas vou continuar focada. Na busca de dicas, dei uma pesquisada na ABNE (Associação Brasileira de nutrição esportiva) e encontrei dicas importantes que quero compartilhar com vocês! No meu caso eu usei as dicas da ABNE voltadas para o ballet, mas se você pratica outra atividade física, também poderá aproveitar as dicas…

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Lá diz que a prática de qualquer atividade física deve acompanhar a ingestão adequada de calorias e nutrientes, suficiente para o bom desempenho das atividades físicas e intelectuais. A alimentação da bailarina deve ser balanceada e conter todos os grupos alimentares para que não haja carência de nenhum nutriente e para evitar prejuízos relacionados à saúde e é isso que queremos evitar né? . Por se tratar de uma atividade física aeróbica de média intensidade, o ballet promove um gasto energético aproximado de 312 kcal por hora, devendo a dieta da bailarina ser calculada de acordo com suas necessidades básicas, acrescentando as necessidades geradas pela dança.

#Antes

Nenhuma atividade física deve ser realizada em jejum, pois há possibilidade de ocorrerem crises hipoglicêmicas acompanhadas de mal estar, náuseas e perda momentânea da consciência. Por isso, recomenda-se que até duas horas antes da prática sejam consumidos alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas, tubérculos, cereais e biscoitos. Durante o treino é importante beber água para manter-se hidratado (de 600 a 1200 ml por hora) e, se a atividade for de longa duração, pode-se fazer uso de bebidas esportivas.

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#Depois

Após o exercício, a fim de recuperar a energia e os músculos, o melhor é uma combinação de alimentos ricos em carboidratos e em proteínas (leite, iogurte, queijos e carnes), como um sanduíche de peito de peru e queijo branco ou um iogurte com aveia e frutas.

Para manter o peso de forma saudável, algumas dicas são importantes: beber de bastante água durante o dia, comer mais alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras e legumes), fracionar em a dieta em 5 a 6 refeições diárias (refeições principais e lanches intermediários), não pular refeições, comer devagar e mastigar bem os alimentos. Além disso, temos que lembrar das leis básicas da nutrição de qualidade, quantidade, adequação e harmonia, ingerindo o necessário para atingir as necessidades energéticas e consumindo alimentos de todos os grupos. Dessa forma, nós bailarinas iremos manter o peso e a qualidade de vida, garantindo um bom desempenho e sem prejudicar nossa querida saúde!

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